Mais Da Vinci, Menos UTI


Leonardo da Vinci desenhou uma cidade inteira com o advento estarrecedor da peste bubônica. Ficou

conhecida como “Cidade Ideal” uma ideia incrível e Da Vinci pretendia salvar vidas com ela. Pena que ficou só no papel.

Estou pensando nessa cidade, nas variantes e nas pessoas que saem por aí, sem praticar se quer um único protocolo de segurança. Devem mesmo ter a crença de que se pegarem COVID e precisarem de internação, se conseguir internar, é só tomar injeçãozinha, passar uns dias numa enfermaria, batendo um papo com a enfermeira de plantão. Se piorar, leva para a UTI, intuba e tá tudo certo! Exagerei? Pula a cena. Mas lembra então das pessoas que não acreditam na ciência. E daquelas que pelo fato de que vamos morrer um dia, seguem por aí nessa onda egoísta. Fingem que nada tá acontecendo. Penso que muitas, encarando uma UTI, terão que admitir: “sem ciência não dá”. Outras, que o fato de morrermos um dia, não é algo tão fácil de lidar, principalmente dentro de uma UTI. Para o bem ou para o mal, acredite, muitos de nós somos mais apegados à vida do que parecemos.

Podemos contrair o vírus mesmo com todos os protocolos, claro.
Mas confesso que tenho muita dificuldade em entender pessoas que podem, possuem condições para seguir os protocolos, e ainda assim se arriscam. Muitos ocupando uma vaga num hospital por pura irresponsabilidade. Vaga que poderia ser de outra pessoa, com uma doença até mais grave.
Todos nós temos histórias. Tá difícil. Barra pesada demais. Mas temos que seguir. Precisamos ser coerentes para que as coisas melhorem. E quanto ao Da Vinci e sua Cidade Ideal, bem, ela está inspirando arquitetos, engenheiros, ambientalistas... Muito legal. E nem teria como ser diferente. Afinal, é Da Vinci. Vamos nos inspirar, nos espelhar nessa ideia de salvar vidas. Mas na verdade não precisamos do gênio renascentista para saber o quanto a vida é importante! Ou será que precisamos? Alguém aqui precisa que desenhe? Ah, claro que não né?!

0 comentários:

Postar um comentário

Tania Salgueiro 2017- Todos os Direitos Reservados

Seguidores